Botox e
Preenchimento
BOTOX - TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, ou seja, é uma substância que tem a função de paralisar a musculatura. É derivada da bactéria que causa o botulismo (Clostridium Botulinum), porém quando manipulada em doses controladas, pode ser utilizada para fins medicinais, sem gerar mal algum. Este é o procedimento estético não cirúrgico mais realizado no mundo, apresentando segurança e resultados consistentes.
Dos vários usos da toxina botulínica (mais comercialmente conhecida como Botox®, mas há várias outras marcas, como o Disport® e o Prosigne®) aquele que tem relevância para a cirurgia plástica é a paralisação temporária dos músculos faciais responsáveis pelo aparecimento das rugas de expressão, amenizando assim, a aparência das mesmas.
A aplicação de Botox no rosto é feita com seringas descartáveis com agulhas finíssimas, em pontos pré-determinados, sendo praticamente indolor. A aplicação de Botox no rosto deve ser realizada por médicos treinados, a fim de se evitar distorções ou mesmo uma face fria e sem expressão pelo seu uso exagerado.
O uso de Botox na face é indicado para a correção das rugas na fronte ou testa, entre as sobrancelhas (olhar zangado) e no canto lateral dos olhos, os chamados pés-de-galinha. Existe uma grande amenização das rugas de movimento da face, como as da testa e os pés de galinha. Reduz-se o aspecto de face sisuda e zangada, através do bloqueio dos músculos da parte central da testa, entre os supercílios.
Indicação:
A toxina botulínica é indicada para pacientes com rugas de expressão na face (testa, entre as sobrancelhas, canto dos olhos) ou com sudorese excessiva das axilas.
Anestesia:
Não é necessária. Aplica-se apenas gelo sobre a pele.
Tempo médio:
A aplicação de Botox no Rosto dura cerca de 15 a 20 minutos.
Recuperação:
A recuperação da aplicação de toxina botulínica no rosto é imediata. Pode ocorrer um leve inchaço no local durante o dia da aplicação. Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas ou realizar atividades físicas no dia do procedimento.
O resultado da aplicação de Botox no rosto começa a aparecer em 2 a 3 dias e se estabiliza em duas semanas. A expressão fica mais leve e com menos rugas. O efeito da aplicação de toxina botulínica na face permanece por cerca de 4 a 6 meses, podendo durar mais tempo nas aplicações subsequentes.
PREENCHIMENTOS - ÁCIDO HIALURÔNICO - MD CODES
A face envelhecida é caracterizada pela atrofia dos tecidos, com diminuição do preenchimento gorduroso, do colágeno e do ácido hialurônico naturalmente presentes, além do fotoenvelhecimento (envelhecimento pela luz/exposição solar) e da desidratação da pele. Assim, a busca por uma face rejuvenescida deve incluir formas de reposição/reestímulo dessas substâncias, afim de devolver o viço e a jovialidade da pele.
Podem ser utilizadas diversas substâncias para o preenchimento da face. As mais comuns são a gordura e o ácido hialurônico. Ambas são substâncias naturais presentes em nosso organismo e, portanto, não oferecem rejeição.
O preenchimento com produtos definitivos e totalmente sintéticos como o metacrilato ou PMMA NÃO É REALIZADO, devido ao elevado risco de reações, complicações locais e por serem praticamente impossíveis de se remover, caso seja necessário.
Tanto o ácido hialurônico quanto a gordura são absorvidos com o tempo, sendo esta última menos absorvida, por se tratar de um enxerto de tecido (tecido gorduroso) e não um preenchimento. Porém o preenchimento da face com ácido hialurônico permite correções mais finas, difíceis de se obter com a gordura. Além de possuir um processo de aplicação mais simples e rápido, sem a necessidade da aspiração/remoção, preparo e aplicação, como com o uso da gordura. O ácido hialurônico hidrata e dá volume à pele. Ele pode ser usado para suavizar linhas e depressões ao redor da boca, corrigir o sulco nasolabial (bigode chinês) e reforçar a definição dos lábios, tornando-os mais volumosos e melhorando o seu contorno. Os efeitos do ácido hialurônico duram de seis meses a um ano.
Já a gordura pode ser utilizada para preenchimentos mais volumosos como nas regiões malares e zigomáticas (maçãs do rosto), além do sulco nasogeniano e aumento de lábios. Mas também pode ser utilizadas com parcimônia nos lábios e sulcos, quando preparada com técnicas especiais. A gordura é retirada de qualquer parte do corpo como o abdome ou a região do joelho. Feita a lipoaspiração, a gordura aspirada é colocada (enxertada) na face.
Os lábios são a região mais solicitada para esse tipo de tratamento. Ver Face – Aumento de lábios
Indicação:
O preenchimento da face é indicado para depressões, sulcos, determinados tipos de rugas e atrofia de tecidos.
Anestesia:
Utiliza-se normalmente a anestesia local.
Tempo de cirurgia:
O preenchimento da face dura cerca de 15 a 40 minutos.
Tempo de hospitalização:
Não é necessária internação hospitalar. O procedimento é feito normalmente no próprio consultório.
MD Codes
A sistematização de diversos pontos faciais previamente estudados, com a respectiva quantidade de produto aplicado, de forma global na face foi criada para oferecer um resultado mais completo e abrangente. Essa técnica desenvolvida é chamada de MD Codes. A sua utilização e volumização depende de várias características faciais e devem ser avaliadas caso a caso, afim de se obter os melhores efeitos possíveis.
OBS: O ácido hialurônico é contraindicado para gestantes, mulheres em aleitamento, portadores de doenças autoimunes e de transtornos do comportamento. O uso da substância também não é indicada para pacientes que façam uso de anticoagulante o que possuam distúrbio da coagulação.