Plásticas
no Homem
REJUVENESCEDORA
Você já sabia que há várias opções de cirurgias para rejuvenescimento facial?
Confira abaixo: Lifting, Botox e Pálpebras
Parte superior do rosto:
Lifting temporal: é usada para corrigir a queda ou assimetria das sobrancelhas. É natural uma queda ao longo dos anos nessa região, que dá uma aparência de cansaço e tristeza. O Lifting temporal é feito por meio de um pequeno corte que fica inaparente dentro dos cabelos.
Botox: Minimiza rugas de expressão na testa, no rosto e entorno dos olhos. A cirurgia plástica é indicada apenas para casos mais extremos.
Parte média do rosto:
Cirurgia das pálpebras (blefaroplastia): corrige o excesso de pele, as “bolsas” ao redor dos olhos, que dão aparência de cansaço. A cirurgia comumente devolve a expressão jovial do olhar.
Quando há uma queda acentuada da parte média da face, está indica a cirurgia do lifting facial, que consiste na elevação e reposicionamento das estruturas faciais, com rejuvenescimento de toda a região. Esse resultado é obtido através de incisões que circundam a orelha e escondem-se por dentro do cabelo e nas rugas naturais ficando quase imperceptíveis com o tempo.
Com esse acesso é possível também melhorar o pescoço, motivo comum de queixa nos homens, reduzindo o aspecto de papada e a perda de definição da linha da mandíbula, muitas vezes associada a jovialidade de toda área.
Saiba qual tipo de cirurgia é ideal para você!
NARIZ
A Rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é um dos procedimentos mais procurados, porque ocupa a posição central do rosto. Este tipo intervenção busca harmonizar as proporções do nariz com a face. A remodelação é feita por meio de reduções, enxertos e reposicionamentos das cartilagens, asas e dos ossos nasais a fim de proporcionar um equilíbrio estético do rosto. É uma cirurgia com alto grau de satisfação, gerando ao paciente mais confiança e segurança com a sua imagem, melhorando inclusive a autoestima.
Indicação:
Casos de desarmonia da forma nasal com as demais estruturas da face, tanto nos casos de aumento de tamanho ou redução: osso saliente no dorso-giba, ponta grossa ou caída, narinas abertas, narizes desviados e fraturados. Se existir alterações na respiração, devido a septo, seios da face e cornetos, o problema poderá ser corrigido ao mesmo tempo.
Anestesia: Pode ser do tipo geral ou local com sedação.
Cicatrizes: as cicatrizes são mínimas e podem ser internas, porque as incisões (cortes) são realizadas por dentro do nariz. Mas também podem existir cicatrizes externas, quando é usada a técnica “aberta”, onde uma incisão é posicionada na columela (parte inferior do nariz).
Duração média da cirurgia: de 2 a 3 horas.
CALVÍCIE
Nossos cabelos estão constantemente caindo e sendo repostos. A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal, não ocorrendo a reposição dos fios de cabelo que caem. A calvície masculina, na grande maioria dos casos, é decorrente da herança genética e hormônios, porém pode ser estimulada pela presença de seborréia, estresse, má alimentação e fumo. O microtransplante capilar ou implante consiste na obtenção de enxertos do próprio paciente (obtidos da região de trás da cabeça), contendo folículos capilares sadios, e implantando-os nas áreas acometidas. São utilizados enxertos de apenas um a três fios de cabelo na área frontal. Já na área central são feitos enxertos com mais fios para dar volume. Aproximadamente cerca de três a cinco mil fios de cabelo são transplantados durante uma sessão. O resultado é natural. O cabelos crescem e podem ser cortados.
Anestesia do implante capilar: local mais a sedação.
Duração da cirurgia de calvície: De 3 a 4h
Tempo de recuperação: O paciente pode retomar as atividades usuais em 3 dias e em 15 dias às atividades físicas.
ORELHAS
As orelhas em abano geram muito incômodo e há uma aparência estigmatizante, onde a pessoa é lembrada por essa característica. Além disso, a pessoa costuma ser alvo de brincadeiras de mau gosto que frequentemente geram constrangimento. A cirurgia corrige o afastamento das orelhas assim como outras deformidades de seu contorno que possam existir, como a falta da “dobra” superior, os lóbulos muito projetados, etc. A cirurgia é relativamente simples e de rápida recuperação. É possível harmonizar essa parte da face e acabar com esse complexo. Não há idade limite para se realizar a correção das orelhas em abano, mas deve ser feita somente a partir dos 6 anos.
Indicação: orelhas com aspecto antiestético, sobretudo as “descoladas”. E nos casos de crianças com eventuais problemas psicológicos e escolares.
Anestesia: local mais a sedação.
Duração de cirurgia: cerca de 1 a 2 horas.
Pós-operatório:
Dependendo da técnica usada na cirurgia de orelhas de abano, pode ser utilizado um curativo “em capacete” por dois a sete dias. A recuperação costuma ser tranquila, não dolorosa. A cicatriz não aparece, pois fica escondida atrás da orelha.
PAPADA
A papada é um problema que incomoda homens e mulheres. Além do envelhecimento, há uma predisposição genética que pode levar ao acúmulo de gordura na região e a formação do “queixo duplo”. Para retirar essa gordura do submento, conhecida como papada, a lipoaspiração para pescoço é uma ótima opção. Mas, se existir flacidez de pele significativa, é necessária uma cirurgia de remoção de pele.
Para o procedimento, é feito um pequeno orifício embaixo dos lóbulos das orelhas e um furinho abaixo do queixo, onde são realizadas as lipoaspirações na região. A cirurgia da papada dura até duas horas. Ambos devem ser realizados em um centro cirúrgico, com anestesia local e sedação. A internação é de 12 horas, com alta no mesmo dia.
PRÓTESE PEITORAL
A prótese peitoral masculina pode ser usada com fins estéticos ou reparadores. O implante de silicone promove o aumento da região torácica, simulando uma musculatura mais desenvolvida, com o aspecto de uma região peitoral maior e mais atraente, sem a necessidade de musculação
Este implante também é indicado para a correção de deformidades com depressões visíveis como nas síndromes de Pectus Excavatum (“peito escavado” em latim–afundamento torácico) e de Poland masculina (ausência de musculatura peitoral).
Anestesia: local com sedação ou geral.
Duração da cirurgia: cerca de 1 a 2 horas.
Pós-operatório:
O paciente está liberado para retorno às atividades cotidianas 15 dias após a cirurgia de implante de prótese peitoral, desde que seja sem realizar esforços físicos ou pegar peso com os braços. A completa recuperação se dá em 30 dias. O paciente pode retornar à prática de exercícios e esportes em 90 dias.
GINECOMASTIA
A cirurgia para ginecomastia é indicada para homens que possuem mamas aumentadas tanto por flacidez de pele, como por excesso de gordura ou tecido mamário. O procedimento pode ser associado à lipoaspiração, não é dolorosa e a recuperação é relativamente rápida.
Anestesia: local com sedação ou geral.
Duração da cirurgia: cerca de 2 horas.
Pós-operatório: O paciente deve fazer repouso por 3 dias, que não precisa ser absoluto. Os exercícios físicos podem ser retomados em 15 dias. Não há necessidade de afastamento das atividades habituais e do trabalho, desde que não se use força nos braços. É indicada drenagem linfática no pós-operatório e uso de cinta elástica no tórax por 30 a 45 dias.
LIPOASPIRAÇÃO
A lipoaspiração consiste na retirada da gordura em excesso através da sucção com cânulas especiais, inseridas por pequenos orifícios criados em posições estratégicas. É indicada para pessoas que apresentam gordura localizada em diferentes regiões no corpo como: pneuzinhos, culotes, barriguinha e papadas. Não é um procedimento para emagrecer, mas sim para tratar as gorduras resistentes que não saem mesmo após o emagrecimento ou malhação. É comum realizar também nos braços, abaixo do queixo e pescoço, coxas, joelhos, panturrilhas e tornozelos
Pode ser utilizada na Lipo a técnica tumescente, onde se faz a infiltração de uma solução fisiológica especial logo abaixo da pele, junto da gordura que vai ser aspirada para ajudar a soltá-la e promover uma menor perda de sangue, tornando o procedimento menos traumático, menos doloroso e mais seguro.
Existem três tipos de lipoaspiração: Tradicional, que utiliza cânulas ligadas a um aparelho de aspiração. Com seringa, usando cânulas conectadas a vácuo que aspira a gordura. A vibrolipoaspiração com cânulas ligadas a um aparelho, conectado a um aspirador, que faz um movimento de vai e vem.
Anestesia: podem ser utilizadas as anestesias local com sedação ou a peridural com sedação.
Tempo de cirurgia: cerca de 1 a 3 horas.
Pós-operatório: Deve se fazer repouso por três dias, que não precisa ser absoluto após a lipoaspiração. Não há necessidade de afastamento das atividades habituais e do trabalho. Os exercícios físicos podem ser retomados em 15 dias, dependendo da região em que foi realizada a lipoaspiração. É indicada a drenagem linfática no pós-operatório e uso de cinta elástica por 45 dias.
ABDOMINOPLASTIA
Após intenso emagrecimento como na cirurgia bariátrica, ou após ganhos e perdas ponderais excessivas, é comum o aparecimento de um excesso de pele, gordura e flacidez no abdome.
A abdominoplastia é o procedimento indicado para reconstituir o contorno corporal e reposicionar a musculatura abdominal, recuperando assim a jovialidade e consistência da região. Esta cirurgia devolve a autoestima do paciente que poderá exibir o abdome e se bronzear em trajes de banho, sem constrangimento do excesso de pele em avental antes presente.
É muito comum ser indicada uma lipoaspiração de forma associada à abdominoplastia, acentuando-se a definição do contorno da cintura e potencializando o resultado final, a chamada lipoabdominoplastia.
A cicatriz fica localizada horizontalmente logo acima dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas íntimas.
Nos primeiros meses, o abdome apresenta certa falta de sensibilidade, além de estar sujeito a períodos de inchaço, que regride espontaneamente. Nesta fase, o abdome poderá ficar com aspecto de esticado ou plano. Com o decorrer dos meses após a realização de drenagem linfática, o resultado definitivo começa a ser atingido. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado anterior a 12 ou 18 meses de pós-operatórios.
Indicação: homens e mulheres que possuem excesso de pele e de gordura no abdome.
Anestesia: peridural com sedação ou geral.
Duração da cirurgia: cercade 3 a 4 horas.
Pós-operatório:O paciente está liberado para atividades cotidianas em cerca de 15 dias, desde que seja sem esforços físicos. As atividades físicas leves estão liberadas após 60 dias. Musculação e atividades físicas pesadas somente podem ser feitas após seis meses. É recomendado o uso de cintas elásticas e modeladores.
PERNAS
Todo homem sabe que uma das áreas mais difíceis de se ganhar volume e massa muscular é a panturrilha. Por mais que se trabalhe essa região na musculação, mesmo com séries específicas, é uma parte do corpo que sabidamente não se desenvolve com facilidade. Isso acaba gerando um desequilíbrio de proporções, ocasionando insatisfação com o contorno dos membros inferiores.
Mesmo aqueles que não fazem musculação mas possuem panturrilhas muito magras em relação às coxas e ao resto do corpo também apresentam esse descontentamento.
Existe um tratamento cirúrgico que pode amenizar este problema com o aumento das panturrilhas através da utilização de próteses de panturrilhas.
A cirurgia de colocação de implante de prótese de silicone nas panturrilhas é realizada através de uma pequena incisão de 4 a 5 cm na prega (“dobra”) localizada na parte de trás da perna. Como já existe um “vinco” naturalmente no local, a cicatriz resultante é disfarçada por esse motivo. Com o tempo, se torna praticamente imperceptível.
O implante é introduzido abaixo da fáscia muscular, um tecido fino, porém resistente, que recobre a musculatura da panturrilha. As próteses de silicone de panturrilha possuem um formato especial e são feitas de gel coesivo, com uma consistência semelhante aos tecidos locais, dando naturalidade à forma e à palpação. Quem não souber que a pessoa colocou a prótese dificilmente terá como perceber porque quase não há diferença ao se apalpar a região.
É recomendada o uso de meia elástica por 20-30 dias após a cirurgia e deverá se evitar esforço com a panturrilha ou subir escadas durante 15 dias. Após a total recuperação, todas as atividades podem ser retomadas normalmente, inclusive as desportivas. Esportes em geral são liberados após 90 dias.